O ROAS (Return On Advertising Spend ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) é uma métrica de extrema importância para medir o lucro que é gerado a partir de campanhas publicitárias.
Ele oferece importantes direcionamentos sobre os resultados dessas campanhas, mostrando onde seu negócio está perdendo dinheiro e onde vale a pena investir mais. Nesse sentido, um ROAS baixo requer que você analise a eficácia de seus anúncios, enquanto um ROAS alto indica boas oportunidades para investir e gerar mais negócios.
Apesar de não serem a mesma métrica, o ROAS tem muita similaridade com o ROI (Retorno Sobre o Investimento), já que ambos sinalizam o retorno sobre investimentos. Porém o ROAS é mais específico, enquanto o ROI é mais abrangente.
Quais as diferenças entre ROAS e ROI?
Como já foi dito, essas duas métricas servem para mensurar retorno sobre investimentos. Porém, o ROI é mais abrangente, e apresenta o retorno tanto de campanhas específicas, quanto de toda a estratégia de Marketing e até mesmo de outros gastos, como o valor do produto ou serviço, por exemplo.
Já o ROAS trata especificamente de campanhas publicitárias e não leva em consideração campanhas orgânicas e outros investimentos, como é o caso do ROI.
Quando analisadas em conjunto, essas duas métricas oferecem subsídios mais consistentes, o que aumenta as chances de otimização de recursos e retornos mais satisfatórios.
De certa forma, faz sentido pensarmos que as campanhas pagas merecem mais atenção com relação ao seu retorno financeiro. Isso porque, no trabalho orgânico, como no Marketing de Conteúdo, é mais comum que sejam produzidos conteúdos perenes, que trazem retorno mais duradouro.
Enquanto o seu site ou blog estiverem no ar, os conteúdos que estiverem publicados lá podem trazer retorno. Já uma campanha com anúncios pagos é algo que geralmente têm efeito mais pontual, portanto deve apresentar resultados sólidos a curto prazo.